Rabu, 08 Februari 2012

Peitaça de frango panado no forno!

Quem disse que um culturista não pode comer um panadinho?... é frito, tem hidratos, parece que mata, etc e tal... Nem todo os panados são assim tão maus...


Venho aqui partilhar uma receita simples (como sempre) de mais uma forma (das mil e uma que existe) de como preparar o famoso e tão prezado peitinho de frango!
Pois bem, não descobri a pólvora! devem existir milhares ou milhões de pessoas a fazer assim os seus panados, mas eu... eu faço à minha maneira!.


Precisamos de:
4 peitos de frango (500g)
1 Limão
1 Dente de alho
1 ovo ou 2 claras para que tem pavor ao colesterol (eu cá faço com colesterol extra).
100g de farinha de aveia (flocos de aveia moídos)
50g de avelã ou amêndoa moida
Alho em pó
Paprica
Pimenta preta
Sal marinho (usei flor de sal)


Preparação do farnel:


-Dar uns pequenos golpes aos peitos de frango para cozerem melhor, temperar com limão, dente de alho e sal marinho (isto para quem não estiver a fazer restrição de sal claro). Deixar marinar pelo menos uma hora. 
-Misturar a farinha de aveia com os restantes condimentos, a paprica, o alho em pó, avelã moída, uma pisca de pimenta preta.  Os condimentos podem ser estes ou outros ao vosso gosto. (com caril também fica bem)
-Se queremos retirar alguns hidratos de carbono, que neste caso estão presentes na aveia, podemos fazer este preparado, só com a avelã moída e juntar farelo de aveia em vez da farinha. Farelo é apenas a parte da fibra da aveia. Assim reduzimos drasticamente os hidratos de carbono. Em todo caso a aveia é um hidrato amigo por isso não me parece muito importante esta questão.
- Passar os  peitos de frango muito bem pelos ovos e depois na farinha, envolvendo tudo muito bem.
- Colocar numa assadeira forrada na base com papel alumínio e untada com um pouco de azeite (uma pulverizadela de azeite em spray e pronto). Também pulverizei  por cima os peitos com o azeite. Assim ficam mais crocantes.


Ora aqui estão os dito cujos antes de entrarem no forno!
- Colocar a assadeira em forno pré-aquecido a 220 graus e deixar assar durante 25 minutos, não mais! se não ficam muito secos!


Servir com arroz basmati e alface...Depois é só desfrutar desta refeição gourmet!


Não resisti, fui logo trincar!

Refeição completa! Também boa para transportar em tupperware!

Com arrozinho basmati... Delicia... Ai se eu ti pego!...
Esta é uma receita muito simples como podem observar. Não abandonem a dieta pela monotonia que ela posso alcançar. A dieta, para um culturista ou desportista sério, é como o sexo numa relação... Temos que procurar sempre outra forma de fazer a coisa! assim teremos sempre algo diferente e a monotonia não se instala. Procurem, perguntem, pesquisem, mas não façam sempre a mesma coisa.


Valores nutricionais aproximados por cada peito (125g):


Proteína: 28g
Hidratos de Carbono: 18g
Gordura: 10g




Rabu, 01 Februari 2012

Gelatina de Whey Protein





Esta "sobremesa" costumo fazê-la mais no verão, mas hoje tinha comprado um pacote de gelatina Light (sem açúcar) da Condi de um novo sabor, frutos vermelhos e decidi então não só fazer como partilhar aqui no blogue.


Antes de mais quero referir que esta gelatina (Condi) não contem açúcar (sacarose). Em substituição tem adoçantes, maltodextrina e inulina, esta última uma fibra solúvel que não fornece calorias. Podemos fazer com a tradicional Royal ou marca continente, mas não me parece que nutricionalmente seja uma escolha a optar. Basta ver os rótulos para constatar as diferenças:


Esta é a do Continente! Tem pouquinho açúcar não tem?


Esta é a da Condi. Podemos ver bem a diferença aqui
já temos proteína!


Por cada 100g  a gelatina do continente tem 88g de açúcar e apenas 11g de proteína.


já na gelatina da Condi encontramos por cada 100g umas generosas 54g de proteína, marcando apenas 2g de hidratos. Nas fibras temos uns simpáticos 15g, devido à Inulina presente nos ingredientes.


Dito isto passamos aos ingredientes:


1 Caixa de gelatina da Condi (por acaso até fiz só meia caixa!)
1 Scoop de proteína Isolada do soro de leite pura (sem sabor)
500ml de água.






 - Se fizerem a caixa completa (2 saquetas) dupliquem a água e a proteína.
 - Se não tiverem Isolada de whey pura podem fazer com whey sabor a morango. Até fica melhor de sabor!


Preparação:


Aquecer metade da quantidade de água e dissolver a respectiva gelatina nessa água. Na outra metade misturamos a proteína. 
Depois é só juntar e misturar bem. 








Colocar em taças, frigorifico e pronto! já temos uma sobremesa para comer antes de deitar de excelente sabor, sem açucares e muita proteína.



Informação nutricional por meia caixa (1 saqueta de gelatina Condi)


Proteína: 36g
Hidratos de carbono: 1,8g
Fibra: 2,25g
Gordura:0g


Cada taça destas contem metade destes valores.


Versão cremosa:


Para a tornar mais cremosa podemos juntar 1 iogurte natural ou de baunilha mas sem açúcar.

Dica:


Também podem preparar a gelatina normalmente e depois de estar pronta (dura). Colocar num liquidificador a proteína, o iogurte, se quiserem alguma fruta e a gelatina. Bater tudo muito bem e voltar a colocar no frigorífico. Quando voltar a solidificar temos uma rica mousse proteica!




Proteína whey isolada pura não é fácil de encontrar. O seu sabor é neutro, a concentração em proteína é altíssima (90 a 93%) e não temos ingredientes a encher! É bem mais cara que uma whey convencional, mas no lugar dos corantes, aromatizantes e edulcorantes temos proteína pura por grama de produto!!


Comam bem!...