Sabtu, 28 April 2012

Hidratos bons? o que é isso? existem?

Caros camaradas de luta...


Este assunto já tem barbas, mas neste post vou tentar mostrar a verdade sobre os tão amados e odiados hidratos de carbono. Se por um lado eles têm a facilidade em se transformarem em pneumáticos à volta da nossa barriga também é verdade que sem eles não conseguimos treinar, sem eles não conseguimos aumentar massa muscular. Até podemos fazer dietas inibitórias de hidratos com o intuito de perder gordura, até o podemos conseguir sem perder muita massa muscular, mas fabricar quilos de músculos sem uma grama de hidratos é uma utopia!...
Haverá sempre alguém a dizer: Este gajo não sabe o que diz, eu consigo aumentar sem comer hidratos! eles não são necessários! O homem pré-histórico só comia carne, e tal e tal... Mas também os há que nunca passam da cepa torta. Deve ser que o Arnold, o Dorian Yates, O Ronnie Coleman e todos os outros culturistas comiam só carne!...



O segredo, mais uma vez, não está na quantidade mas sim na qualidade! Quem já deu uma rápida olhada a este blogue, que ainda está no seu começo, já deve ter reparado que o autor do mesmo, ou seja eu, mete aveia em tudo. Sim sou um fã incondicional da aveia e não é por acaso.  Este cereal é apenas um exemplo do que é um hidrato de carbono de qualidade, daqueles que se pode usar e abusar. Mas não falo de farinha de aveia, de bolos de aveia nem muito menos de bolachas de aveia, falo sim dos flocos de aveia integrais.

Hidratos de Carbono bons

Regra geral, a dita qualidade de que falo dos hidratos de carbono lê-se no seu índice glicémico, quanto mais baixo melhor. Quanto menos o alimento mexer com o nível de insulina melhor. A insulina é a hormona responsável pela colocação do da glicose nos músculos e fígado, mas se segregamos insulina a mais e as reservas de glicogênio ficam preenchidas, esta mesma hormona tem a capacidade de transformar o excesso de glicose em gordura. É exactamente isso que nós não queremos!




Dito isto passo a descrever o que podemos considerar boas fontes de hidratos de carbono:
- Arroz integral 
- Flocos de aveia integral
- Batata doce
- Leguminosas: Feijão (todas as variedades), lentilhas, grão-de-bico,
- Fruta 
- Frutos secos (fornecem alguns hidratos embora ricos em gorduras e proteína de qualidade)

Mais do que ser a favor dos hidratos para quem procura o aumento muscular, sou defensor dos hidratos de qualidade, e sobre tudo de serem ingeridos na proporção e no momento certo.

Para quem tem alguma tendência para criar o "michelin" à volta da barriga, mas se cortar com os hidratos não levanta nem um lápis, aconselho a toma de fontes de hidratos de carbono complexos, tomados apenas nos momentos chave. Pequeno almoço e após o treino são dois exemplos desses momentos chave.



Basicamente o correto será optar o máximo possível por alimentos o menos processados possível. Pão, massa e cereais são exemplos do que aparentemente seriam boas fontes de hidratos de carbono, mas na verdade são alimentos processados os quais para além de açucares pouco mais fornecem. São, na maior parte das vezes, calorias vazias que  convém evitar.

A fruta tem que ser usada com inteligência, a maior parte dela contem açucares simples, mas também é boa fonte de fibras e algumas vitaminas uma ou duas peças de fruta para quem treina diariamente de forma séria será mais que suficiente.

Hidratos de carbono de absorção rápidaO meu conselho vai para um regime alimentar de hidratos controlados e seleccionados. Nunca bani-los por completo, sobre tudo quando objectivo é aumentar massa muscular. Não precisamos de voltar a comer só carne como era no tempo das cavernas mas precisamos sim de procurar alimentos o mais intactos possível. Quanto menos processados e alterados forem melhor. Lembrem-se que a 
natureza nos coloca os alimentos tal e qual como devemos come-los, nós é que temos a mania de alterar tudo.

...










Minggu, 01 April 2012

Omelete al Forno de Espinafres, frango e nozes

E porque este blogue vive de receitas, aqui vai mais uma!

Quantos de nós já não preparamos os nossos bifinhos de frango e por alguma razão não conseguimos comer no dia tudo. No dia a seguir já nem os podemos ver não é? Pois bem, vamos la pegar nesses bifes e desfia-los, mistura-los, embrulha-los, assa-los e a seguir come-los! Parece simples não? e é mesmo!
Vamos inspirar-nos com o Popey e usar espinafres!


Precisamos de:

100g de peito de frango cosido ou grelhado e depois desfiado.
Desta feita usei queijo mozzarella em vez do frango, pois quando fui para fazer a dita omelete reparei que não tinha sobras de frango, no entanto não quiz deixar de fazer a omelete pois o post não podia esperar! Podemos usar atum que também fica bom.
100g de Espinafre cortado grosseiramente (pode ser fresco ou congelado)
25g de nozes moidas (podemos usar avelã)
3 Ovos + 6 claras (Se não sofremos de fobia ao colesterol pode ser mesmo 6 ovos)
1 Raminho de Salsa picado (para quem gosta)
Meia Dúzia de tomates cherry
2 Colheres de sopa de azeite
1 Pisca de pimenta preta





Como podemos ver pelos ingredientes, trata-se de uma bomba de proteína (mais uma). Os espinafres desta forma ficam bastante comestíveis. Estes fornecem fibra e vitaminas e quem sabe se não nos transformam, como faziam com o Popey!
A forma de preparar esta omelete à homem é simples, alias, muito simples: 
Bater os ovos muito bem com o azeite e depois misturar o resto dos ingredientes, excepto os tomates. Depois de tudo bem misturado colocar esta mistela numa assadeira ou forma de bolos previamente untada. Uso azeite em spray.




Cozer em forno médio (180º - 200º) durante uns 20 a 30 minutos e voalá...



Dicas e opções:


- Se não temos pachorra para meter no forno podemos fazer mesmo na frigideira! 
- Podemos trocar o frango por atum, salmão, peru, etc.
- Podemos dividir esta quantidade em duas partes e comer como entre-refeições ou morfar tudo de uma vez!
- No caso de usarem espinafres congelados, descongelem e escorram bem antes de os misturar com o ovo.
- Podemos substituir os espinafres por brócolos ou outro vegetal do nosso apresso.

Não é propriamente uma receita gourmet, mas tem uma excelente relação nutrientes / sabor.

Valores nutricionais aproximados por omelete (de frango)

Proteína: 75g
Hidratos de carbono: 5g
Gordura: 20g