Minggu, 24 Juni 2012

Hambúrguer de Frango

Que prático é chegar a casa e tirar do congelador umas suculentas hambúrgueres feitas por nós, coloca-las na frigideira e voalá! Proteína pronta e deliciosa, baixa em gordura, baixa em hidratos de carbono e sem ingredientes lixo!...

Pois é!.. Se estivermos dispostos a perder um tempito a preparar uma remessa destas hambúrgueres, podemos ter, de uma forma prática e rápida, uma refeição bem proteica e de qualidade, guardadinhas no congelador prontas a serem preparadas a qualquer momento.

Há várias formas de as fazer, mas hoje vou fazê-las como gosto mais, com cebola e salsa picada!

Precisamos:
1kg de Peitos de frango (sem osso e sem pele)
1 ovo (pode ser 2 claras)
20g Farinha de aveia (2 colheres de sopa)
Meia cebola grande bem picadinha
Salsa fresca picada (se não tiverem fresca, usem da seca)
Sumo de meio limão
Pimenta preta qb
Alho em pó qb 
Sal (flor de sal) qb



Preparação:
Começamos por moer a carne - Cortar aos bocados os peitos e colocar no 3 em 1 ou liquidificador. Moer a carne aos impulsos para não tornar tudo numa papa gigante. Depois de moída, misturamos os ingredientes e amassamos  até obter uma massa moldável.
Agora cada um faz como quer. Normalmente seria fazer pequenas bolas de carne e espalma-las de forma a ficar algo o mais parecido com um hambúrguer. Também podemos deixar em bolas e usar como almôndegas. Eu, deixo aqui algumas imagens de como faço este processo:


Faço pequenas bolas mais ou menos do mesmo tamanho.

Coloco uma bolinha de carne sobre uma saca plástica de cozinha
e cubro com a mesma. Podemos untar a saca com um pouco de azeite
para reduzir a aderência.

Depois é usar algo que sirva de molde, desta feita teve que ser uma
lata de feijões! 

Como não vou come-las agora, vou dispo-las num tabuleiro, isoladas com
plástico ou papel vegetal e a seguir congela-las!


Agora vamos la prepara-las:
Retirar as hambúrgueres do congelador, pré-aquecer uma frigideira ou grelhador de preferência anti-aderente, untado com um pouco de azeite (uso azeite em spray).
Podemos coloca-las na frigideira ainda congeladas mas em lume médio para não queimarem por fora e ficarem congeladas por dentro.

Acabados de tirar do congelador

Prontos a serem devorados!

Lindos!


Informação Nutricional por 100g (aproximadamente 1 Hambúrguer):

Calorias:                          153
Proteína:                          25g
Hidratos de Carbono:          2g
Gordura:                            5g

Como podemos ver com apenas duas hambúrgueres conseguimos umas generosas 50g de proteína bem biodisponível, saborosa, prática e portátil.

Agora toca a fazer os vossos!



Kamis, 07 Juni 2012

CULTURISMO - O Livro


Caros leitores (sei que somos poucos... mas bons!), quero aqui partilhar uma experiência... E como não só de receitas se faz este blogue aqui vai:
No verão passado numa feira do livro, mais precisamente em Tavira, comprei um exemplar de um livro chamado CULTURISMO, de António Gonzales. Livro editado em 1960! Como fã e apaixonado por este desporto, não podia deixar passar a oportunidade e a troco de 5 euritos trouxe o dito cujo. 




Posso-vos dizer que vale cada cêntimo que dei por ele. Lá dentro contém algumas pérolas espectaculares. E são algumas delas que quero partilhar com vocês.
Para quem não sabe, foi nesta década que começou a competição rainha desta modalidade, o Mr. Olympia. Mais precisamente em 1965, sendo o primeiro culturista a ganha-la o Larry Scott, que ficou conhecido pelos seus bicipetes. Ainda hoje em qualquer ginásio encontramos o famoso Banco Scott.





















Por tanto podemos considerar esta década uma das mais importantes neste desporto no que toca à exposição do mesmo.
Entretanto, aqui mesmo ao lado um culturista espanhol de nome António Gonzales, inspirado pelo que lia e estudava sobre a cultura física, decide escrever um livro sobre todo o seu conhecimento e experiência pessoal. Na verdade até escreveu mais que um. Que eu conheça foram dois.

Neste livro CULTURISMO, encontrei capítulos interessantíssimos... O primeiro Capitulo: "LA RESPIRACIÓN"... a respiração?... Mas quem raio hoje em dia se preocupa com a respiração?
Sabemos que temos que inspirar na fase concêntrica e expirar na excêntrica, ou será ao contrário?... Na verdade acho que ninguém se preocupa com isso. Mas este Livro dedica um capítulo de seis páginas a este assunto. Explica o fenómeno da respiração como se de um livro de biologia se tratasse, mas com uma escrita simples e bem compreensível.  


O que mais gosto deste livro é a "pureza" com que é tratada a expressão "Cultura Física" ou Simplesmente "Culturismo". Dedica capítulos aos órgãos, a anatomia, fala da importância de respirar ar puro, de saúde, de alimentação... Até um capítulo dedicado à Higiene tem, "HIGIENE DEL CULTURISTA"... Estão a perguntar-se se ensina a tomar banho?... Pois ensina!...Fala da transpiração, a que temperatura devemos tomar banho, os diversos tipos de banhos... Enfim...É infindável os pequenos tesouros que encontramos nestas páginas.


Não é que eu tenha aprendido alguma coisa revolucionária, que ficou esquecida com o tempo, ao ler este livro; Não tem rotinas de treino, nem sequer desvenda nenhum segredo obscuro que deveria estar guardado a sete chaves!... Mas na verdade é um livro lindo e virtuoso que remonta aos inícios do Culturismo como modalidade desportiva propriamente dita e  que nos faz imaginar e sonhar em que tempos eram aqueles!...

A seguir partilho algumas imagens, do que julgo ser, um dos capítulos mais engraçados e pertinentes do livro. Como podem ver pelas mesmas, o autor não só se preocupava muito com a musculatura do pescoço como é quase infindável os diversos exercícios propostos pelo mesmo. Espectacular!

Impensável fazer isto num ginásio!



 

Não tentem fazer isto em casa





















Sem dúvida, exercícios bem ortodoxos e complexos. Ma na verdade dificilmente se vê hoje em dia alguém a treinar estes músculos. Exceptuando os pugilistas e talvez algum atleta de outra modalidade de luta não vejo nenhum culturista a fazer nada parecido.





Este livro é sobre tudo uma homenagem a este desporto, que ao contrário do que muitos pensam, rege-se por princípios bem definidos, como a saúde, alimentação, condição física, honestidade, empenho, dedicação e sobre tudo DETERMINAÇÃO. 
Valores que muitos teimam em não atribuir ao Culturismo, mas que fazem, sem dúvida nenhuma, parte integrante de quem gosta e vive, de e para, este desporto.

Não é por nada que cada vez mais atletas dos mais diversos desportos procuram no treino e ensinamentos de musculação um complemento e apoio ao seu desporto. 

Já dizia um culturista deste pais e grande amigo meu: "O culturismo não é apenas um desporto, é uma forma de estar é uma filosofia de vida"
Eu digo mais: primeiro estranha-se, depois entranha-se!

Fica aqui a minha partilha!