Fui convidado pela Ana do Blogue A Marmita Lisboeta a criar uma receita saudável e rica em proteína que pudéssemos levar na "marmita" para o trabalho, escola, ginásio, etc...
Casualmente nesse dia estava a preparar umas almôndegas sem gluten e surgiu logo a ideia! Fiz um esparguete de courgette para acompanhar e estava pronto um almoço LowCarb a pensar na primavera e na altura de começar a queimar as gorduras acumuladas neste inverno sem fim!
E então sem mais demoras, a história reza assim:
Ingredientes:
Para as almôndegas:
- 750g de carne picada
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de uma farinha sem gluten (opcional-ver nota1 em baixo): Arroz, mandioca, grão-de-bico, quinoa, coco, sementes de linhaça, etc.
- 1 colher de sopa de azeite
- Pimenta
- 1 Colher de chá de flor de sal
Para o molho:
- 3 tomates médios
- 1 Cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher de chá de pimentão vermelho em pó (colorau)
- 2 Folhas de Louro
- 2 colher de sopa de azeite
- 1/4 Chávena de água
- Flor de sal q.b
Para o Esparguete:
1 Courgette Média
1 Cortador de Juliana para transformar a Courgette em esparguete (Ver Nota2)
(Também usei uma cenoura para dar mais cor e sabor ao esparguete)
Preparação:
Para fazer as almôndegas, misturar todos os ingredientes com as mãos. Se optarem pela farinha de coco comecem por colocar metade da quantidade e vão acrescentando se necessário, a farinha apenas serve para ajudar a moldar as almôndegas.
Depois de tudo bem misturado, chegou a hora de fazer bolinhas. Reservar com cuidado numa tábua, estas almôndegas são mais delicadas do que as convencionais pois não têm farinha de trigo e/ou pão ralado (gluten). Nesta fase podemos congelar algumas para fazer mais tarde, ou então fazer como eu e despacha-las todas de uma vez!
Nota1: Estas almôndegas podem ser feitas sem nenhuma farinha mas para isso têm que ser congeladas antes de irem para a panela, se não vão-se desfazer e no fim terão uma linda bolonhesa em vez de almôndegas.
Para o molho, bater no liquidificador: os tomates, o pimentão vermelho em pó, o alho e a água. Não precisam de processar muito, assim os tomates ficam com alguma textura (eu gosto).
Numa panela, refogar levemente a cebola no azeite até alourar e despejar o molho batido. Acrescentar as folhas de louro e deixar ferver um pouco.
Acrescentar agora a pimenta e flor de sal e de seguida colocar as almôndegas uma a uma com cuidado na panela. Não mexer até que cozinhem pois podem desfazer-se e não é isso o que se pretende. Se necessário, adicionar água ou ajustar temperos.
Deixar cozinhar por uns 25 minutos com a panela tapada.
Rende de 20 a 30 Almôndegas dependendo do tamanho das mesmas.
Nota2:
Para fazer o esparguete de courgete precisamos de um cortador de Juliana (ver aqui) Depois de transformar a Courgette em esparguete colocar numa frigideira ou wok pré-aquecido com um fio de azeite e deixar refogar durante dois minutos. Ir mexendo o esparguete para uniformizar a cozedura. Pode-se adicionar uma ou duas colheres do molho das almôndegas para dar sabor extra à courgete.
Esta refeição pode ser perfeitamente transportável na "marmita" e fica deliciosa! Claro que se for aquecida no microondas será bem melhor que comer fria!
Como podem ver não é assim tão difícil comer proteína de qualidade de forma deliciosa e saudável.
Até breve!