A Base de tudo isto começa pelo crepe propriamente dito, ao contrario do que muitos possam pensar, é a parte mais simples e rápida de todo o processo. Na verdade costumo fazer esta massa à olho e não verifico muito as quantidades, mas vou tentar ser o mais explícito para não falharem. Podem alterar alguns ingredientes ao vosso gosto mas não garanto que o resultado seja o mesmo, esta massa fica sempre bem e é extremamente rápida de fazer!
Bem, vou deixar-me de renhónhó e passar a acção:
Ingredientes para a massa de Crepe:
200ml de clara liquida
2 ovos
25g Farinha de aveia (2 colheres de sopa aprox)
2 Colher de Sopa de Iogurte Grego (Lidl Light 1kg)
pisca de canela (à gosto)
umas gotas de extracto de baunilha
umas pedrinhas de flor de sal (ajuda a intensificar o sabor e fornece minerais)
Preparação:
Colocar todos os ingredientes num liquidificador, copo da varinha mágica ou mesmo num shaker e bater bem até obter uma massa lisa e homogénea. Se por acaso não tiverem nenhum destes artefactos, vão comprar se faz favor!
Notas: Esta massa pode ser feita no dia antes à noite e pode conservar-se no frigorífico até 2 dias, o que permite poder fazer massa para dois dias seguidos.
Para quem não quiser usar iogurte na massa pode simplesmente omiti-lo ou ainda usar esta outra receita do blogue, aqui
Recheios:
Pasta de amêndoarroba (amêndoa + alfarroba):
Este delicioso recheio nasce de uma técnica culinária arrojada e de dois ingredientes impressionantes. Os ingredientes são pasta de amêndoa e farinha de alfarroba e a técnica é "mexer" !!! Tão simples quanto isso! Só precisamos de mexer e misturar bem a farinha de alfarroba na pasta de amêndoa. Fica uma espécie de nutella mas de amêndoa e sem chocolate. Podem testar com outras pastas de frutos secos, avelã, caju e até amendoim. Se preferirem ainda podem adoçar com mel ou xarope de maple.
200g Abóbora cortada aos cubos
1 Colher de sopa de coco ralado
1/2 Copo de água
1/2 Copo de água
1 Pau de Canela
Adoçante ao vosso gosto, eu usei 1 colher de sopa de stevia em pó mas podem usar outro ou então, mel, xarope de agave, xarope de bordo, açúcar de coco, etc.
Este doce foi provavelmente um dos recheios de crepes que mais pedidos de receita recebeu, até tenho vergonha quando a dou, pois é tão simples que tenho ideia que o pessoal deve reagir do género: ah é isto! afinal é cozer abóbora até fazer puré? chamas a isto um doce?... De facto não passa de um puré de abóbora adoçado e aromatizado, mas podem crer que fica delicioso!
Preparação:
Simplesmente cozer, em fogo lento, a abóbora na água e o resto dos ingredientes e ir mexendo de vez em quando até desfazer a abóbora num puré húmido e macio.
Depois de tudo isto é só preparar os crepes numa frigideira e montar cada crepe com quantidades generosas dos recheios e deliciarem-se com estas delícias dos deuses!