A poucos dias atrás, estava a falar com um amigo, que me disse que no Lidl tinham à venda uma manteiga de amendoim "Top". Com um preço ainda mais Top! Ora, 500g por 2,99€ na verdade é bem convidativo. De facto, já tinha ouvido falar desta dita cuja e sendo eu um viciado incondicional por tal género alimentar fui lá então tirar os nabos da púcara!
Meus amigos, vamos lá explicar uma coisa, não se deixem eludir, se tem 93% de amendoim os outros 7% estão repartidos pelos outros ingredientes: Óleo vegetal, gordura vegetal e sal.
Podem ter a certeza que essa "gordura vegetal" são gorduras trans ou interestificadas. Qual a pior? venha o diabo e escolha.
Deixo-vos um texto de um blogue Brasileiro que explica de uma forma simples o que são e o que fazem estes bichinhos.
"Se você é um consumidor atento, deve ter observado um grande número de produtos do super mercado exibindo em suas embalagens o "ZERO% de GORDURA TRANS" ou "NÃO CONTÉM GORDURA TRANS" em letras garrafais. Durante muito tempo fomos ensinados a trocar a manteiga(gordura saturada) pela margarina (gordura vegetal hidrogenada) porque esta não aumenta o colesterol. No entanto ,diversos estudos científicos mostraram que a gordura tipo trans, abundante nos óleos vegetais hidrogenados, é provavelmente muito mais danosa à saúde que a gordura saturada.
Recentemente, em um artigo "on line" do British Medical Journal, pesquisadores britânicos afirmaram que banir as gorduras trans do Reino Unido preveniria milhares de ataques cardíacos e mortes anualmente, e seria uma maneira simples de proteger a sociedade e salvar vidas.
Você sabe por que a gordura tipo TRANS está sendo substituída nos alimentos processados?
A gordura trans pode causar vários danos à saúde. Entre os mais importantes citamos:
A gordura trans eleva o colesterol ruim(LDL), diminui o colesterol bom(HDL) e aumenta a taxa de triglicerídios, fatores de risco para doença cardiovascular.
A gordura trans aumenta a produção de mediadores químicos inflamatórios relacionados a aumento de incidência de muitas doenças crônicas de nosso tempo(doenças auto-imunes, câncer, infertilidade,etc.)
A gordura trans inibe os receptores da insulina nas membranas celulares provocando resistência insulinica, aumentando a incidência de obesidade e diabetes.
A solução encontrada pela indústria de alimentos para substituir a gordura trans, é um processo altamente industrializado, chamado interesterificação. O processo químico que produz gordura interesterificada é um tanto complicado, mas, essencialmente, um óleo vegetal natural como o de girassol por exemplo, é combinado com ácido esteárico e vários catalisadores alcalinos. A gordura interesterificada apresenta várias vantagens para os fabricantes de alimentos processados- aumento do tempo de prateleira do produto e sabor semelhante ao da gordura animal.
A gordura interesterificada está sendo introduzida em diversos alimentos processados para ser o substituto mais "seguro" das gorduras trans. No entanto evidências científicas começam a aparecer que tal pretensão está bem longe da realidade. Estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism verificou que a gordura interesterificada aumentou a resistência insulinica (aumentando a taxa de glicose e/ou diminuindo a produção de insulina), condição esta precursora comum do Diabetes Mellitus e obesidade. Após 4 semanas consumindo dieta rica em gorduras interesterificadas, os participantes do estudo apresentaram significativo aumento da taxa de glicose no sangue ( quase 20%). Este aumento foi até maior que o observado com a gordura trans. Também a produção de insulina caiu 10% na dieta rica em gordura trans e quase o dobro disto na dieta rica em gordura interesterificada. Os resultados do estudo concluem que a gordura interesterificada afeta a produção de insulina pelo seu pâncreas e aumenta a resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina.
A gordura interesterificada também reduziu os níveis do bom colesterol(HDL).
A gordura interesterificada provavelmente não estará discriminada no rótulo do alimento.
Se você é daqueles que tem por hábito ler rótulos de produtos que compra no supermercado, não adianta procurar por "gordura interesterificada" no rótulo porque você não vai encontrar. Na prática, se o rótulo do alimento processado contém "óleo vegetal" como ingediente, ou "gordura vegetal hidrogenada", você pode estar certo de estar consumindo ou gordura interesterificada ou gordura trans.
FONTES:
1 Sundram K, Karupaiah T, Hayes K.. (2007). "Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans.". Nutr Metab. DOI:10.1186/1743- 7075-4-3.
2 "New Fat, Same Old Problem With An Added Twist? Replacement For Trans Fat Raises Blood Sugar In Humans", Science Daily, January 18, 2007."
No meu ponto de vista, o ideal e mais saudável será optarmos pelas gorduras tal e qual como estão na natureza. Mais vale usar banha de porco ou manteiga, à usar margarina ou outro tipo de gordura hidrogenada, parcialmente hidrogenada ou interestificada.
Eu era um seguidor e consumidor acérrimo das margarinas, porque engoli toda a campanha pró margarina e anti-colesterol que estas poderosas multinacionais engendraram. Depois de estudar e indagar um pouco sobre esta matéria, descobri que mais vale usar a antiga banha de porco, pelo menos o corpo sabe o que fazer com ela!
Manteiga de amendoim tem que ser feita de amendoim só! sem mixórdias e gorduras estratosféricas! No mercado há várias, ou então façam em casa, mas não se deixem enganar e não vão atrás do preço. O mais barato não é com certeza o melhor!
Aqui deixo algumas imagens daquelas que já encontrei no mercado e que não aconselho. Algumas delas são apenas cremes de gordura vegetal e amendoim.
Também existe uma Biológica da Marca Próvida, produzida em Portugal, mas não tenho foto dela.
Aqui deixo algumas imagens daquelas que já encontrei no mercado e que não aconselho. Algumas delas são apenas cremes de gordura vegetal e amendoim.
Fabricada na Holanda é a que mais se vê pelos hipermercados e supers deste país. Mais Hidrogenadas! |
Esta está à venda no Corte Inglés! Hidrogenada + Açúcar + Sal Que não falte nada! |
Esta não contem mesmo gordura hidrogenada Mas contem açúcar (melaço de cana) e sal marinho Durante muito tempo só comia desta, era o mais "natural" que encontrava! |
Mas nem tudo é mau, existem algumas opções ainda válidas a nível nacional:
Ingredientes: 100% Amendoim |
Se alguém sabe de mais alguma agradeço a partilha!
0 komentar:
Posting Komentar