Sendo um dos meus lemas neste blog colocar aqui receitas bem simples mas com valores nutricionais bem recheados, aqui vai mais uma, que cumpre, e bem, este requisito.
Fiz apenas uma tortilha, e como a frigideira era muito grande para a quantidade que fiz, ficou mais fina do que uma tortilha espanhola. Ma o que interessa é o que tem e não o que parece!
Mais uma vez, esta é uma receita que pode servir de base para outras. No final do post coloco algumas possíveis variações, mas muitas mais podem ser feitas.
Precisamos de:
100g de batata-doce cozida (pesada antes de cozer)
200ml de claras
25g de farinha de amêndoa ou avelã (amêndoa ou avelã moída)
1 Colher de sopa de azeite
O processo de confecção é bem simples, trituramos as batatas com um garfo, fazendo uma espécie de puré. Colocar a colher de azeite neste puré e misturar bem.
A bata-doce é um alimento excelente, que para além dos hidratos de carbono fornece doses consideráveis de vitamina A, C e potássio. Alimento de baixa carga glicémica (9). Menos de metade que o arroz (22). Sem dúvida uma opção bem mais válida a nível de densidade de nutrientes que o arroz, mesmo que integral.
Depois de termos o nosso puré, o próximo passo é misturar o resto dos ingredientes. Misturar tudo com ajuda de um garfo ou umas varas, até conseguir uma massa mais ou menos homogénea.
Esta tortilha podemos fazê-la na frigideira ou no forno. Colocada numa forma untada com azeite, cozer em forno médio (180 a 200ºC).
Desta feita, fiz na frigideira, não estava com tempo nem pachorra de ligar o forno por causa desta minúscula e singela tortilha!
Despejar a massa na frigideira pré-aquecida e cozer em lume médio. Se tivermos um testo que se ajuste à frigideira podemos tapa-la, assim vai cozendo também por cima. Uns 2 a 3 minutos de cada lado, e se tudo correr bem e a nossa senhora das tortilhas ajudar, devemos ter uma deliciosa e bem nutritiva tortilha pronta para ser comida ou levada para qualquer lado!
MUITO IMPORTANTE: Atenção na hora de dar a volta a tortilha. Ela pesa, e não é pouco, se não tivermos alguma perícia com a espátula, corremos o risco de transforma-la em várias tortilhas. O segredo está em deixa-la cozer o tempo suficiente antes de virar.
Aqui vão algumas imagens da bomba
Linda e maravilhosa, bomba de nutrientes! |
Informação nutricional aproximada:
Proteína: 25g
Hidratos de carbono: 30g
Fibra dietética: 5g
Gordura: 18g
Variantes:
Tortilha de Castanhas:
- Substituir a batata-doce por castanhas
Tortilha souflé:
- Misturar com a batata-doce 100ml de claras e um ovo inteiro. Os outros 100ml bate-las em castelo e depois envolver com a massa. Colocar numa forma e cozer em forno médio durante 15 a 20 minutos.
Com Riccotta:
- Misturar à receita 100g de queijo riccotta e um ovo inteiro. Preparar em frigideira ou forno.
Com aveia:
- Misturar à receita 30g de aveia e um ovo inteiro. Preparar em frigideira ou forno.
Como podem ver, são infindáveis as opções, é só uma questão de imaginação e procurar ingredientes de qualidade.
Espero que gostem!
0 komentar:
Posting Komentar