Rabu, 27 Februari 2013

Bolinhas de Amêndoa e Coco


Isto de ser obrigado a ficar em casa não é coisa fácil. Já estou no terceiro dia de recuperação da tal fractura do meu rico perónio, e a perna continua inchada que nem uma courgete! 
Repouso absoluto, gelo, muito gelo, e isto nada que mirra! 

Vou iniciar a toma de alguns suplementos para ajudar na formação do calo ósseo, calo este que necessito desesperadamente!

Vitamina C, Cálcio, Magnésio, Zinco, Selénio  Vitamina D e Ómega 3 fazem parte do arsenal de suplementos para que não falte nada ao dito calo!


Mas como o tempo é coisa que não me falta agora, para além de tomar comprimidos e comer que nem uma lontra o dia todo, decidi ir fazendo algo por este blogue, que é como quem diz, partilhar as mil e uma receitas de proteína que vou inventando e testando!

Desta vez vou fazer umas bolinhas de amêndoa com coco. Algo simples e bem portátil, que podemos levar e deglutir em qualquer lugar, com a garantia de que proteína é coisa que não vai faltar as ditas cujas! 

O processo é em tudo idêntico ao das barras de proteína, porém, a proporção dos ingredientes e a cobertura é diferente.

Ingredientes:

50g de Proteína whey de baunilha (usei esta)
50g de Amêndoa moída
50g de Coco ralado 
50ml Leite de amêndoa (pode ser de coco, soja, avelã, aveia, arroz, etc).
O leite tem que ser colocado pouco a pouco, podemos não precisar desta quantidade ou até podemos precisar de mais um pouco.

Para fazer esta mistela, colocamos os ingredientes secos num recipiente, mexemos tudo bem mexido até ficar uma farinha de cor uniforme. Colocamos o leite pouco a pouco ao mesmo tempo que vamos amassando com uma colher de pau ou mesmo com as mãos. A ideia é conseguir uma massa moldável. Não deverá ficar exageradamente húmida nem seca demais.
Algo parecido com o que vemos na imagem:



Agora só precisamos de dar forma ás bolinhas e passa-las por coco ralado:




Coloca-las num tabuleiro para posteriormente guardar no frigorífico, desta forma vão ganhar alguma firmeza e consistência.



 Para além de bonitas, ficam deliciosas! Receita bem simples e carregada de ingredientes de qualidade! 




Ricas em proteína, mct's, cálcio e com um índice glicémico bem baixo. Ideais para comer ao lanche antes do treino, como snack entre refeições ou mesmo à noite quando sentirmos aquela ansiedade por doces!
Podem ser usadas em dietas cetogénicas, dietas de controlo de hidratos ou mesmo para desportistas que sigam em alguma medida a dieta Paleo.

Macros: (por 100gr aprox. 4 bolinhas)

Calorias: 447,5
Proteína: 27,5g
Hidratos: 11,6g
Gordura:  32,5g
Fibra:      6,25g

Muitos de vocês vão olhar para as calorias e para a quantidade de gordura e vão dizer que isto é uma bomba calórica. Não os censuro, mas se esses valores se tornam incomodativos psicologicamente então troquem a farinha de amêndoa por farinha de aveia. A gordura baixará significativamente assim como as calorias, mas os hidratos vão aumentar logicamente! Enfim, não se pode ter tudo!

Selasa, 26 Februari 2013

Bolo de Proteína Simples



Antes de mais, devo dizer que esta receita não é minha. Conheço vários atletas que fazem este bolo de forma a comerem em vez de beberem a sua dose de proteína antes de deitar. 

De facto é uma forma bem simples de preparar um bolo bem proteico e praticamente sem hidratos de carbono.

Alguns fazem no microondas outros no forno. O Bruno mistura claras líquidas com proteína whey (my whey) sabor a caramelo e mete no microondas, chama a este bolo Tiramissu de Caramelo. O Vítor bate as claras em castelo e faz logo meio litro de claras que dá para dois dias, coze no forno e diz que fica um espanto! São inúmeros os atletas que aqui e ali me vão dizendo que fazem este bolo e eu, o Master, nunca o fiz! Imperdoável...! 

Pois bem, estou em casa com uma fractura do Perónio, sem poder fazer nada. Uma espécie de prisão domiciliária forçada! Como o tempo é coisa que não me falta neste momento, chegou a hora de ver se realmente este tão falado bolo é assim tão simples e tão bom, chegou a hora de testar esta receita...

Usei:

1 Colher de sopa de cacau em pó (opcional)
30g Manteiga de Amendoim natural (Master Peanut)*
1 Colher de sopa de uma mistura de sementes da LinWoods: Linhaça com bagas de goji, girassol, pevides de abóbora e sésamo. Ver aqui 
1 Colher de chá de fermento para bolos em pó.

*Esta manteiga de amendoim é uma obra prima, está disponível (por agora) nas lojas Purafibra, mas brevemente será distribuída por "todo ó Portugal" :)
Para quem acha que o nome desta manteiga de amendoim tem algo a ver com o de este blogue, deixe-me dizer-lhe que é pura coincidência!... Ou talvez não...!

Adicionei alguma gordura para conseguir o efeito de absorção progressiva. Já que vamos usar este bolo como refeição proteica antes de deitar precisamos que ela crie um fornecimento continuado durante as primeiras oras de sono. Ao mesmo tempo o sabor do amendoim com o chocolate fica excelente.

Fiz assim:

Bati as claras em castelo (não me pareceu de todo essêncial este passo porque o bolo depois de sair do forno desce sempre e o efeito fofo se perde)
Depois com a batedeira (fiz na Bimby) a funcionar a baixa velocidade fui colocando os restantes ingredientes previamente misturados. Envolver bem e pronto!

Coloquei em forma anti-aderente, previamente pulverizada com azeite em spray e passada por farinha de aveia.




Cozer em forno médio (150º) durante uns 25 minutos para não deixar secar demais.



O resultado é um bolo mais ou menos bem conseguido. Não posso dizer que seja o bolo mais saboroso que já comi, mas tendo em conta as quantidades industriais de proteína que fornece e o seu baixo conteúdo em hc's, parece-me de facto, uma opção bem válida na hora de variar a refeição antes de deitar ou mesmo um snack ao meio da tarde.




Macros (por metade do bolo):

Calorias:    220 
Proteína:   33g
Hidratos:  8,3g
açucares:     2g
Gordura:   12g
Fibra:       4,5g

Como se pode confirmar pelos macros, este bolo fornece uma dose de proteína considerável e de qualidade. Podemos "personalizar" esta receita como bem entender-mos, usar outros sabores, misturar outros ingredientes, adicionar mais hidratos ou mais fibra. As opções são infindáveis, toca a experimentar!

Selasa, 12 Februari 2013

Waffle Proteica Aveia e Banana

Na verdade não sou grande apreciador de Waffles, entre um Waffle (Gofre) e um Crepe optaria sempre pelo crepe! 
Mas sempre tive o sonho de ter uma daquelas maquinetas de fazer Waffles e assim poder testar outro tipo de massas e fazê-las à minha maneira.

Pois estava eu a fazer umas compra no Lidl e uma destas maquinetas com aspecto de Sanduicheira olhou para mim. Olhei de relance para o preço, 12,99€ e disse: Nem é tarde nem cedo, é já!... E vim todo lampeiro para casa com a minha nova maquineta de Waffles!

Olhem para ela que bonita:


Não é bem uma máquina profissional mas para o que quero serve perfeitamente. Perfeita para a produção de lanches saudáveis e ricos em proteína.
Já testei várias combinações de ingredientes e aqui vou partilhar uma das que considero ter ficado melhor.

Então vamos precisar de:

Uma máquina de Waffles (parece-me óbvio :)) 
2 Ovos Médios (ou o equivalente em claras líquidas)
4 Colheres de sopa de farinha de aveia
20g de Proteína whey sabor a baunilha ou banana
1/2 Banana
50ml Leite de coco (pode ser de soja, aveia, vaca, ou até água)
1 Colher de sopa de sementes de linhaça dourada moída
Uma colher de sopa de azeite.
uma pisca de sal marinho ou flor de sal (opcional)
Canela qb

Colocar os ingredientes no liquidificador ou copo da varinha mágica, bater tudo até obter uma massa bem cremosa. Despejar uma quantidade de massa suficiente para cobrir a máquina de waffles já previamente aquecida. Podemos pulverizar as placas com um pouco de azeite em spray para garantir que nada corre mal!
Depois é só esperar. Uns 2 a 3 minutos serão suficientes por waffle.


Podemos comer assim mesmo ou caprichar algum toping, manteiga de amendoim, doce de fruta, iogurte, requeijão, canela, mapple syrop, ou simplesmente Fruta!


Esta receita da 2 Waffles deliciosas e portáteis para poder desfruta-las em qualquer lugar.

Macros por Waffle:

Proteína: 14g
Hidratos de Carbono:17g
Gordura:6g
Fibra: 3g


Minggu, 03 Februari 2013

Barras de Proteína "Low Carb" Baunilha e Coco


Antes de mais, quero agradecer a todos aqueles que de uma maneira ou outra me vão fazendo acreditar que todo este trabalho serve de algo!
Obrigado pelas vossas mensagens e palavras de apoio e sobretudo pelo feedback que vão dando das vossas incursões pelas receitas que por cá vou colocando. 
São muitos os que vão comunicando comigo por mail, mensagem no blogue, pelo Facebook, etc. Peço desculpa se alguma vez me ficou alguma resposta por dar, mas de facto, nem sempre é fácil.

Dito isto, passemos a acção! 

Hoje venho aqui apresentar um hobbie que já tenho a alguns meses a esta parte... Fazer barras de proteína!... E porque raio fazes barras de proteína Master? se podes bem compra-las em qualquer loja? Perguntam Vocês!... Pois a resposta é simples: Porque já estou farto das barras comerciais, porque elas têm 3 mil ingredientes diferentes, porque ás tantas já nem sabemos se aquilo   realmente é bom ou se é mais um daqueles produtos com ar de bom mas na verdade é um autentico veneno!
De facto, todas as barras que se vendem por aí, estão carregadas de ingredientes vazios como por exemplo: Xarope de glicose, xarope de milho, glicerina, dextrose, sal, açúcar, amidos, adoçantes, emulsionantes, humectantes, espessantes e até conservantes.
Basta lerem a embalagem ou rótulo de qualquer barra energética ou de proteína e vão ver a infinidade de ingredientes que estas contêm.

Não estou a dizer com isto, que a partir de agora não vale a pena comprarem mais barras! Mas vou mostrar aqui como é fácil arranjar uma solução a estes suplementos tão práticos. Uma opção bem mais saudável e bem mais saborosa. 
Sendo esta, a primeira receita de barras aqui no blog, vou ser um pouco mais exaustivo e fazer uma espécie de workshop de fabrico caseiro de barras de proteína!

Depois de lida toda esta lenga-lenga e de prestarem muita atenção a tudo aquilo que eu vou explicar, vão ficar uns peritos na confecção de barras de proteína. Vão poder dar asas à imaginação e combinar sabores, usar ingredientes diversos para conseguir uma barra mais energética ou mais proteica, uma barra com ou sem cobertura, doce ou salgada, grande ou pequena... enfim, ficarão uns verdadeiros "Bars Makers"

Os Ingredientes:

A selecção dos ingredientes a usar na confecção de uma barra é a parte mais importante. Primeiro temos que saber o que queremos, que tipo ou tipos de barra vamos fazer: Alta em proteína e baixa em hidratos; Energética, com açucares rápidos ou lentos?; Rica ómega 3; Rica em fibra; Saciante; Baixa em gordura; Low Carb; etc.

Para todos os tipos de barra teremos sempre os ingredientes secos e os húmidos. Os primeiros são na maior parte das vezes os que fornecem grande parte do valor nutricional da barra. Já os líquidos estão apenas para criar a "pasta". Até com água podemos fazer barras. Contudo, ingredientes como o leite de coco, leite de aveia, de arroz, de amêndoa, de avelã, etc, podem fornecer a humidade necessária ao mesmo tempo que acrescentam sabor, consistência, textura e aroma.
No que toca aos ingredientes secos, deixo aqui alguns exemplos que podemos usar no fabrico de barras caseiras: 

Proteínas: Proteína whey, caseina, blends proteicos, proteína de ervilha, proteína de cânhamo, proteína de arroz. Todas estas proteínas podem ser com sabor ou na sua versão plain, sem sabor.
Farinhas: Junto com a proteína temos que misturar algo para dar "corpo" à barra. Podemos usar diversos tipos de "farinhas" dependendo do tipo de barra, sabor ou textura que queremos. Deixo aqui alguns exemplos: Farinha de coco, farinha de amêndoa (amêndoa moída), farinha de aveia, farinha de avelã, coco ralado, flocos de quinoa, cascas de psyillum, cacau em pó, farinha de alfarroba, lucuma etc.
Frutos e Outros: Ameixas, sultanas, tâmaras, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa, puré de maçã, bagas de goji, mirtilos, mel, bananas, grão de bico em lata e muitos mais.

Como podem constatar é quase infindável a quantidade de ingredientes e variedade de combinações que se podem fazer entre eles. O sabor da barra tanto pode vir do pó da proteína usada ou de um fruto que coloquemos. Por norma se usamos proteínas neutras teremos que colocar algo para dar sabor e eventualmente algum tipo de adoçante para puxar pelo mesmo.

Preparação:

Regra geral, para conseguir uma barra com uma boa textura e humidade, precisamos de encontrar o equilíbrio perfeito entre os ingredientes secos e os húmidos. Portanto o que costumo fazer é colocar todos os ingredientes secos num recipiente (que me permita amassar) e em seguida vou adicionando pouco a pouco os ingredientes líquidos, até conseguir a textura desejada. Por vezes a massa é tão pegajosa que precisamos de envolve-la com alguma farinha para conseguir moldar as barras.

Vamos lá ver como fiz estas barras de Proteicas (Low Carb) sabor a Baunilha e Coco:

Primeiro os ingredientes e suas quantidades:

Como base podemos usar medidas de volume sem olhar muito ao peso. No entanto, eu peso tudo, pois preciso de fazer cálculos dos valores nutricionais.
Costumo colocar uma parte de Proteína whey para uma parte de farinha ou farinhas. Como neste caso pretendemos uma barra baixa em hidratos, as farinhas terão que ajudar.
Então usei:

1/2 Chávena de Proteína My Whey de Baunilha Ice Cream (66g)
1/4 Chávena de coco ralado (30g)
1/4 Chávena de farinha de coco (36g) e
1 Colher de sopa de farinha de avelã (avelã moída) (10g)
Como ingrediente líquido usei o leite de coco (85ml). De preferência biológico. Há muitos leites de coco nos hipermercados que estão cheios de ingredientes vazios. Queremos algo que nos ingredientes diga: Noz de coco e água. Nada mais!


Torrei um pouco o coco ralado numa frigideira até ficar levemente dourado, desta forma ganha mais sabor! Mas isto não é, de todo, um procedimento obrigatório.
Misturamos os ingredientes secos numa bacia, alguidar, recipiente ou o que tiverem em casa, que dê jeito para amassar.


Incorporamos pouco a pouco o leite de coco, a medida que vamos amassando, quando a massa o permitir usamos as mãos para completar esta tarefa.


Amassar até obter uma bola compacta e homogénea que nos permita moldar as barras. Dividimos esta massa em quatro partes iguais, fazemos uma bolas e vamos moldando até ficar algo parecido com uma barra:

Aqui estão 4 barras já moldadas prontas para serem cobertas com esse maravilhoso
ingrediente, o chocolate negro
 Para a cobertura usei 50g de chocolate negro de culinária sem açúcar. Derreter o chocolate em banho Maria ou no microondas. Se o chocolate depois de derretido ainda estiver muito consistente pode-se juntar um pouco de óleo de coco para o tornar mais líquido e ao mesmo tempo reforçar o aroma a coco desta barra.



Colocar sobre um papel vegetal e refrigerar durante uns 10 a 15 minutos. E temos 4 super barras de proteína prontas a ser devoradas. Estas barras podem-se manter no frigorífico mas não é obrigatório. Costumo embrulha-las em papel alumínio para se manterem em perfeito estado. A validade vai depender dos ingredientes, mas neste caso, temos barras para durar uma semana até serem consumidas.

Como podem ver, não é preciso tirar um curso de pastelaria nem ir ao Master Chef para conseguir fabricar em casa umas barritas proteicas que possam servir de snack ou lanche de forma saborosa e saudável. 
Animem-se e tentem a vossa perícia na cozinha, de certeza ficarão surpreendidos com os resultados.

Aqui vão algumas fotos, com grande pinta diga-se, destas sensacionais barritas de proteína. Podem clicar nas imagens para vê-las mais de perto. Estas aqui ficaram muito boas e bem saborosas, textura excelente, húmidas e bem compactas!










Macros por barra:

Proteína: 16,5g
HC:               11g
Açucares: 2,57g
Gordura:   14,3g
Fibras:        7,3g

Espero que gostem, eu sou fã!