Selasa, 26 Februari 2013

Bolo de Proteína Simples



Antes de mais, devo dizer que esta receita não é minha. Conheço vários atletas que fazem este bolo de forma a comerem em vez de beberem a sua dose de proteína antes de deitar. 

De facto é uma forma bem simples de preparar um bolo bem proteico e praticamente sem hidratos de carbono.

Alguns fazem no microondas outros no forno. O Bruno mistura claras líquidas com proteína whey (my whey) sabor a caramelo e mete no microondas, chama a este bolo Tiramissu de Caramelo. O Vítor bate as claras em castelo e faz logo meio litro de claras que dá para dois dias, coze no forno e diz que fica um espanto! São inúmeros os atletas que aqui e ali me vão dizendo que fazem este bolo e eu, o Master, nunca o fiz! Imperdoável...! 

Pois bem, estou em casa com uma fractura do Perónio, sem poder fazer nada. Uma espécie de prisão domiciliária forçada! Como o tempo é coisa que não me falta neste momento, chegou a hora de ver se realmente este tão falado bolo é assim tão simples e tão bom, chegou a hora de testar esta receita...

Usei:

1 Colher de sopa de cacau em pó (opcional)
30g Manteiga de Amendoim natural (Master Peanut)*
1 Colher de sopa de uma mistura de sementes da LinWoods: Linhaça com bagas de goji, girassol, pevides de abóbora e sésamo. Ver aqui 
1 Colher de chá de fermento para bolos em pó.

*Esta manteiga de amendoim é uma obra prima, está disponível (por agora) nas lojas Purafibra, mas brevemente será distribuída por "todo ó Portugal" :)
Para quem acha que o nome desta manteiga de amendoim tem algo a ver com o de este blogue, deixe-me dizer-lhe que é pura coincidência!... Ou talvez não...!

Adicionei alguma gordura para conseguir o efeito de absorção progressiva. Já que vamos usar este bolo como refeição proteica antes de deitar precisamos que ela crie um fornecimento continuado durante as primeiras oras de sono. Ao mesmo tempo o sabor do amendoim com o chocolate fica excelente.

Fiz assim:

Bati as claras em castelo (não me pareceu de todo essêncial este passo porque o bolo depois de sair do forno desce sempre e o efeito fofo se perde)
Depois com a batedeira (fiz na Bimby) a funcionar a baixa velocidade fui colocando os restantes ingredientes previamente misturados. Envolver bem e pronto!

Coloquei em forma anti-aderente, previamente pulverizada com azeite em spray e passada por farinha de aveia.




Cozer em forno médio (150º) durante uns 25 minutos para não deixar secar demais.



O resultado é um bolo mais ou menos bem conseguido. Não posso dizer que seja o bolo mais saboroso que já comi, mas tendo em conta as quantidades industriais de proteína que fornece e o seu baixo conteúdo em hc's, parece-me de facto, uma opção bem válida na hora de variar a refeição antes de deitar ou mesmo um snack ao meio da tarde.




Macros (por metade do bolo):

Calorias:    220 
Proteína:   33g
Hidratos:  8,3g
açucares:     2g
Gordura:   12g
Fibra:       4,5g

Como se pode confirmar pelos macros, este bolo fornece uma dose de proteína considerável e de qualidade. Podemos "personalizar" esta receita como bem entender-mos, usar outros sabores, misturar outros ingredientes, adicionar mais hidratos ou mais fibra. As opções são infindáveis, toca a experimentar!

0 komentar:

Posting Komentar