Sou um fã incondicional da Manteiga de Amendoim, é um alimento bem calórico e bem nutritivo! Proteínas e Gorduras em quantidade industrial e os hidratos, esses malandros, bem la para baixo! como podem verificar:
Valor Nutricional por 100g
Amendoim s/casca: Calorias: 571 - Hidratos de Carbono: 10.1g - Proteína: 25g - Gordura 48g - da qual saturada: 8.5g fibras 8.8g.
Não é fácil encontrar no mercado nacional uma pasta de amendoim de qualidade, ou seja, que não contenha sal, açúcar ou gorduras hidrogenadas. Esta é uma forma de a fazer em casa. Se dá algum trabalho? ai isso dá! mas o resultado compensa pois ficamos com uma pasta de amendoim com sabor a amendoim e não uma pasta gordurosa e meia açucarada com "aroma" de amendoim.
Para nós desportistas isto é um super alimento, podemos usa-la para substituir outras gorduras, com a vantagem de ter tanta proteína como um bife! mais a frente neste blog encontraremos ideias para usar esta delicia dos deuses!
Muito bem, aqui estão os meus amendoins depois de torrados! Vamos mas é passar a acção propriamente dita!
Precisamos de: Amendoins crus com pele (eu gosto assim pois os seu conteúdo em fibra é superior). O facto de ser cru dá-nos a possibilidade de torra-lo à nossa maneira. O ideal será torra-lo ligeiramente pois assim fica com um sabor... como dizer... um sabor... menos torrado! estas afirmações de inteligência rara fazem de mim aquilo que sou!
Não sou muito de quantidades, sempre que faço algo faço a olho na maioria das vezes mas vamos tentar quantificar, tanto quanto possível, as coisas. Na remota eventualidade de alguém ler isto e tentar fazer esta manteiga, que pelo menos que fique algo no mínimo ingerível e que ninguém tenha vontade de me fazer uma visita...
ingredientes:
500g de amendoim cru com pele
2 ou 3 colheres de sopa de óleo de amendoim
Sal marinho qb (eu não coloquei)
Dispor o amendoim num tabuleiro do forno e assar durante 10 a 15 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Retirar a pele a 1/4 dos amendoins e separa-los, quanto mais pele mais amarga fica a pasta de amendoim. (para quem não sabe pasta ou manteiga de amendoim é a mesma coisa).
Colocar então os amendoins com pele no liquidificador, processador ou na Bimby (se não tiveres nenhum destes aparelhos esquece tudo o que vem a seguir e come os amendoins).
Começar a triturar o amendoim e colocar o óleo para conseguir aquele aspecto pastoso, ir chegando a pasta para o centro do aparelho pois começa a ficar colada ás paredes. Triturar até conseguir uma textura bem macia.
Depois colocamos os amendoins reservados (sem pele) e trituramos mais um pouco, desta forma conseguimos uma pasta crocante pois ficam alguns pedaços de amendoim no meio da pasta. Para quem não gosta assim coloca todos os amendoins e faz tudo de uma vez.
As fotos seguintes ilustram a odisseia:
Separação do amendoim sem pele! Processo chato. Acho que para a próxima compro amendoim cru sem pele.
Processo de trituração do dito cujo! aqui começa a cheirar bem!
Acabamento. Enchi um frasco e sobrou um pouco, esta pasta ficou-me um pouco amarga para a próxima vou torra-la menos e usar um pouco menos de pele. Como gordura talvez use óleo de palma pois lhe vai dar mais cremosidade e menos pastosidade. (digo eu!).
Agora já tenho pasta de amendoim para uma semana pelo menos!!
Minggu, 13 November 2011
Langganan:
Posting Komentar (Atom)
0 komentar:
Posting Komentar