Mandioca, alguém já experimentou este tubérculo maravilhoso?
Hoje vou falar de Hidratos de Carbono, mais precisamente de uma fonte deles. Uma raiz que não é muito utilizada na culinária portuguesa mas que é, sem dúvida, uma fonte de hidratos de carbono de qualidade.
A mandioca é uma planta perene e arbustiva, pertencente à família das Euforbiáceas. Trata-se ainda de uma raiz com casca fina de cor castanha e cuja parte interna é branca. A mandioca é originária do continente americano, provavelmente do Brasil, e já era cultivada por povos indígenas desde muito antes da chegada dos europeus.
Esta planta é encontrada em diversas variedades, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-amarga, segundo a presença e concentração de ácido cianídrico. Ácido este, que é desactivado no cozimento do alimento.
Nutricionalmente falando, a raiz da mandioca destaca-se como uma excelente fonte de hidratos de carbono, apresentando elevado valor energético. Possui ainda, sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas do complexo B.
A mandioca cozida é uma boa opção como fonte de hidratos de carbono e uma alternativa à batata-doce, arroz ou massa, muito comum na dieta de quem procura massa muscular.
Alimento muito rico em vitamina C e ácido fólico. Aconselho a fazer parte da dieta de qualquer desportista como mais uma fonte de energia de qualidade.
Deixo aqui uma tabela nutricional onde podemos ver os macros (e alguns micronutrientes) em 100 g de de mandioca crua:
Fonte: Nutritiondata |
A melhor forma de preparar esta raiz é cozida, mas existem enumeras receitas e formas de preparar este alimento. Brevemente colocarei alguma receita usando mandioca, mas na prática o melhor é sempre cozê-la com água!
0 komentar:
Posting Komentar