Kamis, 22 Desember 2011

Fajitas de frango à lá culturista


Imagem Ilustrativa
Muito peitinho de frango como um culturista, ele é peitinho de manhã, ele é peitinho ao meio dia, ele é peitinho com batata, com arroz, com salada e até com pão. Seja de frango ou peru, o peito destas aves é bastante popular nas dietas culturistas devido não só a sua quantidade de proteína mas também ao seu baixo nível de gordura. 
Não venho aqui apresentar nenhuma receita revolucionária de frango, venho apenas mostrar mais uma forma de prepara-lo. Para quem faz uma dieta culturista sabe bem o que é comer o dia todo a mesma coisa e andar com a comida atrás. Por isso, para além da comida ser boa e saudável tem que ser prática e sobre tudo transportável
Esta receita não é nenhuma especialidade gourmet nem precisamos de ir ao masterchef para conseguir fazê-lá. Serve também de base para outras aventuras gastronómicas. Aqui vou prepara-la numa versão básica mas é infindável os upgrades que se podem fazer.

Precisamos:

500g de peitos de frango
1 Cebola média cortada em tiras
1 Pimento Verde cortado em tiras
1 Pimento Vermelho cortado em tiras
Alho (pode ser massa de alho)
1 Lima (ou limão)
Pimenta a gosto
Sal marinho a gosto
Azeite e uma frigideira de preferencia anti-aderente.

Preparação:
Cortar em pequenas tiras o peito de frango, temperar com limão, alho, pimenta e sal a gosto.  Se estamos em dieta de definição ou de pré-competição retiramos o sal e podemos colocar mais algumas ervas aromáticas. De preferência deixar marinar uma hora ou mais. Se não tivermos tempo para estes preciosismos toca a meter na frigideira que fica bom na mesma!...

Verter um fio de azeite na frigideira e aquecer. Colocar o frango na frigideira e deixar grelhar virando as tiras. Uns 10 minutos devem chegar para não ficarem secas de mais. 
Reservar o frango e saltear as tiras de cebola e pimentos com um pouco de azeite na mesma frigideira. uns 5 a 7 minutos devem ser suficientes, mas aqui cada um deixa ficar como gosta. Eu cá gosto dos vegetais al dente e não tão cozidos. Mais uma vez se não tivermos pachorra para grelhar os alimentos em separado podemos fazer tudo ao mesmo tempo, só faço em separado porque os tempos de cozedura são diferentes e eu gosto de cada coisa no seu ponto! Mas eu tenho paciência para estas coisas!
Portanto se não tiverem tempo "enfiem" tudo para dentro da frigideira (se esta tiver tamanho suficiente claro!) e toca a preparar!! Chama-se a isto: "pôr a carne toda no assador"

No fim é juntar tudo e está pronto a comer! O acompanhamento pode ser arroz ou massa ou até umas tortitas mexicanas! andalé, andalé!

Informação nutricional:

Nesta quantidade temos sensivelmente 110g de proteína o que para um culturista dá para duas ou três refeições. Nem vou falar dos hidratos ou das gorduras pois para além de não serem mais do que umas 5 a 10g, neste filme não são eles os protagonistas.

Apesar de ser uma comida típica mexicana, é uma forma extremamente saborosa de comer proteína de qualidade. É claro que não falo aqui dos molhos, mas um Guacamole feito em casa assenta aqui que nem uma luva! 

Experimentem!!!

  


Senin, 12 Desember 2011

Muesli Personalizado

Também chamado de granola, pelos nossos irmãos brasileiros, o muesli é um dos melhores pequenos almoços que um desportista pode fazer. 
No fundo o Muesli ou granola é uma mistura de vários cereais, grãos e frutos secos que fornecem de uma forma bastante diversa uma "porrada" de nutrientes indispensáveis para uma completa alimentação.
Dito isto, vou mostrar neste post como fazer o nosso próprio muesli ao nosso gosto e com os ingredientes que nos dê na gana.


Neste caso usei os seguintes ingredientes e quantidades:


200g Flocos de aveia finos (podemos usar também dos inteiros)
100g Pevides de abóbora
100g Sementes de girassol
100g Nozes picadas
100g Caju cru picados
100g Castanha do Brasil picada
100g Coco ralado
50g Germem de trigo
50g Uvas passas
50g Bagas de Goji
2 Colheres de sopa de óleo de amendoim
4 Colheres de sopa de mel
2 Colheres de sopa de açúcar mascavado
Canela à gosto.




Como podem reparar temos aqui um cocktail de ingredientes bastante interessante. Se tudo correr bem isto dá para fazer 1k de Muesli personalizado. As nozes, cajus e castanhas do Brasil partem-se em pequenos bocados. Pode ser com uma faca ou no liquificador. 
Desta feita vou fazer granola crocante, para isso temos que meter esta catrapada de ingredientes no forno.
Mas antes, vamos ao procedimento de pereparação propiamente dito:


Juntamos todos os ingredientes secos num recipiente (no meu caso uma bacia plástica sem pinta nenhuma). Todos menos as passas e as bagas de goji.



Mexemos tudo muito bem para ficar o mais homogéneo possível



Neste momento já temos um muesli. Se não têm pachorra para seguir os próximos passos coloquem as passas e as bagas do goji (se quiserem) mexam tudo e está pronto a usar.
Neste caso vamos continuar para dar o toque final a este fantástico alimento. 


Numa tigela colocamos o óleo, o mel e o açúcar mascavado, misturamos tudo, podemos aquecer um pouco no microondas para tornar esta geleia menos densa. Depois de tudo bem misturado despejamos na bacia.




Agora vem a parte mais chata, pegamos numa colher de pau e misturamos tudo, tentamos desfazer bem alguns grumos que se vão formando. Nesta altura o meu conselho é mesmo meter as mãos na massa! Esfregar a granola com a mão é a melhor maneira. Podemos colocar uma pisca de sal marinho para puxar pelo sabor.
Depois de tudo bem misturado, colocamos a "alpista" num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Vai ao forno pré aquecido a 180 graus.




Muito importante: Abrir o forno e mexer de 5 em 5 minutos virando e revirando para ir torrando homogeneamente todo o preparado. 20 a 30 minutos devem chegar para estar douradinho e crocante. Atenção: deixar torrar de mais não só queima algumas vitaminas e óleos essenciais como torna mais amargo o sabor. Ao ir mexendo de 5 em 5 minutos garantimos que isso não aconteça, pois vamos olhando para o material!...
  
Retirar do forno, deixar arrefecer e misturar então as passas e as bagas de goji.


txanaaahhh!:




Digam lá se isto não tem boa pinta? ah pois tem! e de sabor posso-vos garantir que está qualquer coisa!...


Muito bem, já temos a "alpista" feita, agora é preciso saber como come-la. Aqui vão então algumas ideias:


-Com requeijão ou queijo fresco e doce de abóbora! O doce de abóbora é um opcional pois não será a opção mais dietética mas é uma ideia bem deliciosa!
-Com Iogurte natural e fruta fresca, Kiwi, banana, morangos, etc...
-Misturado no batido de proteína.
-Ou então... sem nada! comer a alpista tal qual como está! fica crocante e deliciosa, na verdade não precisa de grande acompanhamento para se comer, eu é que tenho a mania de inventar!


Aqui vai uma previsão aproximada dos valores nutricionais por 100gr deste super alimento:


Proteína: 16g
Hidratos de Carbono: 38g
Gorduras: 33g
Fibras: 9g
Calorias: 505


Se queremos aumentar o nível de proteína e de fibra podemos colocar umas 100g de proteina isolada whey sem sabor e umas 100g de farelo de trigo. Desta forma ficaria com os seguintes valores nutricionais aproximados:



Proteína: 23g
Hidratos de Carbono: 32g
Gorduras: 29g
Fibras: 12g
Calorias: 505



Há milhares de opções! podemos fazer o muesli como bem entendermos, alterando e alternado os ingredientes à nossa maneira. O que é certo é que ficamos com um super alimento pronto a comer e ainda por cima bem saboroso!!


Hoje fiz com Iogurte Natural, banana e canela!   grande pequeno-almoço! para dietas off seasion claro!...




Espero que gostem!!

Minggu, 04 Desember 2011

A Proteína Whey mais barata do mercado?


Whey mais barata









Caros amigos,
como trabalhador que sou, ligado ao mercado dos suplementos alimentares e como consumidor, que também sou, venho neste post dar uma excelente noticia (ou não!) a todos os consumidores de whey protein que se queixam de gastar muito dinheiro neste suplemento...

É com grande regozijo que informo que a loja on-line, de nome Prozis, nos oferece o que diz ser "a proteína Whey mais económica do mercado" e Olhando para o preço de €29,99 em Portugal, arrisco mesmo a dizer que deve ser a proteína que diz: "100% Whey Protein" no rótulo mais barata do mercado!... 

Ironias à parte, decidi fazer algo insólito... fui ver a composição nutricional da mesma!!...
Fiquei deveras espantado, não pela quantidade de proteína, que essa é escassa, mas sim por se chamar a isto um suplemento de proteína!! se não vejamos:



Ora bem! 35 gr de proteína por 100 gr de produto? Isto afinal é uma proteína ou não? eu estarei a ver bem? fiz várias vezes refresh na página, Procurei na Prozis de outros países... Espanha, Itália, França e até na Macedónia! reiniciei a máquina, corri o anti-vírus... Enfim...! Só posso pensar que isto é um erro! quer dizer... Não é bem um erro, o preço do produto faz jus a um gainner e não a uma proteína. Vendo as coisas assim até ficamos mais tranquilos.
No entanto, continuamos a ter um produto que diz ser: "a proteína Whey mais económica do mercado" e o que mais tem na sua informação nutricional são hidratos de carbono!... Para além de um rótulo todo catita a dizer cheio de orgulho 100% WHEY PROTEIN como se realmente de uma Whey Protein se tratasse.
Como este tipo de questões me inquietam bastante e efectivamente os €29,99 um preço bastante baixo para dois quilos e tal de proteína, continuei a olhar para aquele quadro nutricional como se de uma mulher se tratasse... tentado desvendar o que estaria por baixo!
Somei os aminoácidos todos e confiro que o somatório é igual a 100. Suponho então que os mesmos dizem respeito à parte proteica da matéria-prima e não do produto final, ou seja, a relação de aminoácidos em gramas que 100g de proteína (e não do produto) supostamente tem. Não sei se me fiz entender mas como esta relação esta por baixo da composição por 100g de produto e em cada 100g de produto temos apenas 34,80g de proteína, seria mais lógico, digo eu, colocar a relação de aminoácidos por esta quantidade e não por 100g, sim, sim, eu sei, veríamos valores muito baixos de alguns aminoácidos, o que comercialmente não é muito apelativo!...
Passando à frente esta questão de marketing enganoso desço no rótulo até a lista de ingredientes... É então nessa altura que me chama a atenção o primeiro ingrediente: "proteinenriched whey powder" ora bem!... Antes de continuar e longe de querer falar mal da Prozis, até porque considero uma empresa que revolucionou o mercado dos suplementos em prol do consumidor, pois é em grande parte responsável pela descida de preços dos suplementos alimentares para desportistas, mas... Por que raio um suplemento dito de proteína há-de ter mais hidratos de carbono do que proteína? (para quem ainda não percebeu, isto é como ter um suplemento de vitamina C com mais vitamina B do que C) e já agora, porquê todo o quadro nutricional está em português e, convenientemente, os ingredientes em inglês?... Pois bem, voltando ao assunto, este primeiro ingrediente é tão só: Soro de leite em pó, e não, proteína de soro de leite em pó, e na verdade está lá... Mas em inglês!...

Eureca!! está descoberto o segredo! Este produto contem na sua maioria soro de leite em pó,  ingrediente este, que para alem de conter escassa proteína é bem rico em lactose, aliás, contem mais lactose que proteína, sim, eu disse lactose, aquele açúcar que muita gente não consegue digerir, o único açúcar que precisa de uma enzima específica para o digerir (a lactase para quem não sabe) e o mesmo que cria aquela camada de gordura por baixo da pele e que os culturistas fogem como se de um monstro se tratasse!! 

Não confundam; É do soro de leite que se extrai a proteína do soro de leite. O soro de leite é aquela água que sobra do coalho quando se faz o queijo. Líquido este, que tem uma percentagem baixa em proteína e relativamente alta em lactose. Pulverizando este líquido obtemos o soro de leite em pó, que no melhor dos casos pode fornecer uns 14% de proteína. Nesta forma, ele é usado na industria alimentar, bolachas, cremes, bolos, etc. 
Deste mesmo liquido se obtém a whey protein ou proteína do soro de leite, mas para isso é preciso que antes da pulverização seja feita a separação da proteína que está contida no soro. Este processo difere dependendo da concentração pretendida em proteína no produto final. Dividindo-se assim em Isolados e Concentrados, sendo os primeiros os que obtêm um percentual superior em proteína que poderá chegar até uns 96% em base seca. 

Mas como eu não sou ninguém nestes assuntos aqui vai um quadro elucidativo:


  
Acho que nem com lupa lá chegamos, vamos mas é fazer um zoom ao que nos interessa:


Como podemos observar o soro de leite no seu estado natural (líquido) contem menos de 1% de proteína. Depois de seco tem, no melhor dos casos, 15% se for soro doce.

O facto de ser doce ou ácido tem a ver apenas com o tipo de queijo produzido, a enzima que se usa para fazer o coalho difere dependendo do tipo de queijo e como tal o soro pode ser então doce ou ácido. Ainda existe os hiper-ácidos. Soro que sobra da produção de caseínatos.


Neste quadro podemos ver o que realmente interessa cá a malta! Proteína pura e dura! a que é usada em suplementação desportiva é a concentrada a 80% e a Isolada a 96%
Não sei se depois de isto tudo ainda querem gastar os €29,99 numa embalagem que fornece 1,1kg de LACTOSE!!  é só fazer as contas!


Talvez a "Proteína Whey" mais económica do mercado afinal não seja tão "económica" nem tão "Whey".


Pessoal da Prozis, não levem a mal, mas a verdade é que não podemos chamar uma coisa a algo que não o é! Podem vender os produtos que bem entenderem aos preços mais baixos, como consumidores agradecemos, mas por favor tenham consciência que há por aí muito consumidor que não tem conhecimentos suficientes para reparar em algo assim! 
A culpa pode não ser vossa, pois este produto foi feito por alguém,suponho, que não a Prozis, mas cabe a vocês passarem a palavra do que realmente esta dentro da embalagem. E uma coisa é certa neste caso, Proteina Whey é que não é! 


Sejamos realistas... Se isto é um suplemento de proteína então o tão reconhecido Mega Mass 2000 bem pode voltar ao mercado! Pois a bem dizer, não lhe deve faltar muito para fornecer a quantidade de proteína, que esta suposta Whey contem!! 




Estarei assim tão errado?...



Jumat, 02 Desember 2011

Mousse de Proteína

Todos sabemos a importância do consumo de proteína para todo aquele que procura o aumento de massa muscular. A proteína, para quem não sabe, é aquele "bichinho" que faz com que os nossos músculos inchem que nem pipocas!... 
Proteína há muita e de muitos tipos! pode ser de origem animal ou vegetal, pode ser vermelha, branca, amarela e até verde, mas seja ela como for, o seu papel no organismo é fundamental. Sem ela não segregaríamos hormonas, não produziríamos enzimas, o nosso sangue não coagulava, não teríamos anti-corpos, enfim, o nosso corpo não funcionava. Mas sobre tudo, sem proteína os nossos músculos não existiam!...


Dito isto, percebe-se de imediato o porque do culturista comer proteína como se não houvesse amanhã! Procura proteína em tudo, não come nada que no rótulo não contenha uma boa dose deste maravilhoso e miraculoso ser! É um autentico dependente dela, não porque a proteína cause dependência mas sim porque sem ela não existiriam Arnold's, Cutler's nem Coleman's...
O culturista torna-se então um autentico devorador de proteína. 


Qual a melhor proteína?...
Ora ai está uma pergunta que entoa na cabeça de qualquer individuo que procure o aumento de massa muscular. A resposta pode ser simples ou complicada, dependendo de como o entendamos. Na verdade qualquer proteína é boa, do frango, do peixe, da vaca, dos ovos, da soja e até da ervilha, são todas óptimas! Cada uma delas fornece um determinado aminograma, único e específico. Cada uma delas fornece aminoácidos essências. Umas fornecem mais de uns outras fornecem mais de outros, mas não podemos centrar, nunca(!), a nossa atenção só numa fonte de proteína.


A tão badalada proteína do soro de leite (whey protein) é sem dúvida a proteína que se conhece com o mais alto valor biológico. Valor este que determina a capacidade que o nosso corpo tem de aproveitar a proteína, ou seja, poderíamos considerar a proteína proveniente do soro do leite a proteína mais eficiente, pois ela é aproveitada pelo organismo como mais nenhuma.  No entanto, cada proteína fornece uma relação de aminoácidos diversa. Por isso a recomendação será sempre variar o máximo quanto possível nas fontes proteicas, claro que tendo em conta que essas mesmas fontes não sejam também ricas em nutrientes menos desejados. Uma chouriça contem proteína, mas não será seguramente uma opção a ter em conta... Pois também é rica em gordura saturada, sódio e de certeza, em mais uma porrada de substâncias nada necessárias na hora de aumentar massa muscular.
Portanto, mesmo no que toca a suplementos de proteína devemos ir variando e tomando vários tipos de proteína. O melhor seria tomar o tipo de proteína adequado na ocasião certa. Por exemplo: Após o treino tomar uma de rápida absorção como a de soro de leite. Antes de dormir uma de absorção lenta ou de absorção gradual como o caseinato de cálcio. De manhã tomar uma mistura de várias, whey, caseína, ovo e soja por exemplo. 
Desta forma aproveitamos as propriedades e benefícios de cada tipo de proteína no momento certo do dia! Mas em relação a este assunto falarei em outros post's mais à frente neste blog.


Como regra geral devemo-nos preocupar em ingerir alimentos ricos em proteína e baixos em gordura saturada e açucares simples. Por isso alimentos como os ovos, os bifes de vaca magros, o atum, os peitos de frango e peru são tão procurados e consumidos pelos culturistas.

Bem, mas eu hoje não estou aqui para dar lições de que tipo de proteína se alimenta um campeão mas sim para mostrar uma maneira de tomar a tal dose de proteína de uma forma deliciosa! 


Pois bem, aqui vai uma "receitinha" para tomar a nossa dose de proteína antes de deitar.


Para isto precisamos simplesmente de:


40g de suplemento de proteína. Preferencialmente uma mistura de várias. Whey, Caseína e Ovo. Nesta ocasião usei a Pure Protein IGF-1 da USN sabor a chocolate. Para mim um dos melhores suplementos de proteína do mercado. Excelente para fornecer proteína ao corpo de forma progressiva.
1 Iogurte Natural (pode ser magro ou não)
1 Colher de sopa de Nozes moídas. (Gordurinha da boa!) 


Preparação:


Colocar um iogurte numa tigela e misturar com a proteína. Mexer com uma colher durante um ou dois minutos até obter uma mousse homogénea e com excelente aspecto. 














Colocar as nozes por cima e reservar no frigorífico durante uns 15 a 25 minutos.



Esta já está no papo! façam a vossa!


O passo a seguir acho que não preciso de o explicar... deliciem-se com estas quarenta e tal gramas de proteína antes de deitar!


Informação nutricional aproximada:
Proteína: 45gr
Hidratos de Carbono: 8gr
Gordura: 8gr
Fibra: 3,5gr


Esta é uma forma de tomar, ou melhor, comer proteína. Aconselho a experimentarem com outros sabores, proteína de baunilha por exemplo, podemos colocar canela por cima, parece leite creme. Com proteína de banana, frutos do bosque, morango, etc, o que não falta são opções. Se estamos a fazer dieta de secagem e restringimos os hidratos esta sobremesa é óptima para saciarmos a nossa vontade de comer açúcar. O melhor de tudo é que quase não contem açúcar!


Experimentem e digam coisas!!

Minggu, 20 November 2011

Pequeno Almoço Anabólico

O Pequeno-almoço é a refeição mais importante! Dizem, quase em coro, todos os nutricionistas e especialistas de nutrição. Pois bem, para nós desportistas e pessoas que se preocupam com alimentação, sabemos bem que todas as refeições são bem importantes.
 Na hora de ganhar massa muscular ou pelo menos, não perde-la, todas as refeições têm o seu "que" de importante. De nada nos vale fazer o chamado pequeno-almoço à campeão (50 ovos, 2kg de aveia, 2 ou 3 bifes e mais uns pratos de massa!) se logo a seguir só almoçamos, passado umas 5 ou 6 horas, uma sandocha ou um croissant!...
O importante mesmo é mantermos o corpo bem alimentado o dia todo com uma cadência de entrada de nutrientes constante e inteligente. 
Mas hoje não vamos falar do almoço nem de outra refeição, mas sim, do pequeno-almoço ou a primeira refeição do dia. Tenho uma receitinha, já difundida nas lojas Pura Fibra (www.purafibra.net) e que demonstra o quão delicioso pode ser comer uma catrapada de proteína e hidratos de carbono de qualidade logo ao acordar.


Primeiro falemos dos ingredientes:


Flocos de Aveia (de preferência pré-cozidos) 
Claras de Ovo 
Avelã Moída (pode ser noz ou amêndoa moída)


Opções:
pisca de sal marinho
Mel ou fruta
Canela qb


Ora bem, numa primeira análise aos ingredientes desta receita, podemos encontrar alimentos que representam os três grandes grupos de nutrientes, os chamados: Macro Nutrientes! (percebo pá caraças destas cenas!). Respectivamente: Hidratos de Carbono (aveia), proteína (Claras de Ovo) e Gordura (Avelã). 

Não vou falar muito dos ingredientes opcionais pois estão aqui mais numa de dar algum sabor e gosto à esta mixórdia!


Para além de tudo isto, conjugamos aqui alimentos que fornecem de forma integral os seus nutrientes e que são alimentos "premium" nas suas respectivas categorias, se não vejamos: 


Aveia: Rainha dos hidratos de carbono! Os flocos de aveia fornecem por cada 100g: de 12 a 13g de Proteína; 67g de Hidratos de Carbono sendo destes apenas 1g de açúcares; 7g de Gordura sendo desta 1g de ácidos gordos saturados; e umas poderosas 10g de Fibra. Não contem colesterol e é rico em cálcio, ferro e numa porrada de vitaminas. E como se fosse pouco, ainda contem beta-glucanos, polisacarídeos que ajudam a baixar o colesterol entre outras propriedades.


Clara de ovo: Ou albumina do ovo, rica em proteína de grande qualidade. 


Como podem ver no quadro a clara contem 11% de proteína, mas a gema tem por sua vez 16%. Desengane-se quem pensava que a clara é que tinha mais proteína. Nesta altura estão uns quantos a chamar-me nomes e a dizer que não percebo nada disto, mas na verdade para descobrirem o porque dos culturistas usarem as claras em vez das gemas basta olharem no quadro para a linha do Colesterol e vejam a diferença entre gema e clara. Ah pois é! 
Como uma imagem vale mais que mil palavras fica por aqui (por hoje) o assunto da clara e da gema!


Avelã Moída: Contém 66% de Gordura de grande qualidade, 14% de proteína, Rica em fibra, vitamina A e C, tem quase tanto cálcio como a amêndoa. Analisem vocês próprios:




Dito isto e sem mais demora passemos à confecção deste pequeno-almoço atómico.
As quantidades a seguir descritas podem ser alteradas segundo as necessidade individuais de cada um. Eu é que tenho a mania das grandezas e faço logo quantidades à homem, não se chamasse este blog Master Músculos!...


Aqui vão as quantidades:


Flocos de aveia: 100g
Claras de Ovo: 300g (aproximadamente 10 claras)
Avelã Moída: 50g


Preparação:


Existem várias formas de fazer este fantástico pequeno almoço, mas vou descrever como o fiz hoje ao mesmo tempo que vou dando sugestões alternativas. 


Pesamos os 100g de flocos de aveia, costumo demolha-los na noite anterior. Coloco-os num recipiente e vou regando com um pouco de leite ou água até absorverem o liquido. Faço isto  para eles ficarem mais macios.
Aqui estão as 100g de flocos de Aveia
Assim Ficam os flocos depois de molhados com Leite
 No dia a seguir de manhã, pesamos as 300g de claras de ovo ou se preferirem umas 2o0g e 2 ovos completos. As gemas vão-lhe dar mais sabor ao mesmo tempo que enriquece este pequeno-almoço a nível nutricional.
Aqui estão as gemas! viva o colesterol!

Uso claras de ovo em pacote, são bem mais baratas que comprar ovos! como podemos observar em cada 100g de claras de claras temos 10,3g de proteína. 1kg equivale a 35 claras, ou seja, 35 ovos!  preço na Pura Fibra: €1,70
Misturamos a aveia, as claras e a avelã moída se preferes podes meter no liquidificador, neste caso não vale a pena demolhar os flocos de aveia do dia anterior pois vais transformar tudo num batido bem homogéneo. Eu cá gosto de sentir os flocos e trincar, tenho a sensação de ficar mais saciado. Podemos temperar com uma pisca de sal (sal marinho) a gosto, colocar canela e açúcar mascavado para uma versão doce. A bem dizer podemos colocar o que bem nos apetecer mas sempre tendo em conta que vamos alterar o valor nutricional.
Aqui está a mistela! não tem o aspecto mais apelativo mas
vamos ver no que dá! 
Misturei canela para dar algum sabor a isto!
Depois de tudo misturado, colocamos a mistela numa frigideira anti-aderente previamente untada com azeite (azeite em spray) e com ajuda de uma espátula de madeira vamos mexendo constantemente como se de ovos mexidos se trata-se. 
Só ingredientes de qualidade!

Aqui está a mixórdia!
 Uns 5 minutos devem chegar para obtermos algo semelhante a isto:
Já está a ganhar forma

Isto sim é uma bomba!
 Posso-vos garantir que o sabor é excelente! mas que isto enche o bucho ai isso enche! fiquei atulhado e só consegui comer metade. 


Informação Nutricional da Bomba:


Proteína:                      50g
Hidratos de Carbono: 80g
Gordura:                      40g
Fibra:                            13g
Calorias:                       880


Sim, são 880 calorias!! fazer metade da quantidade já é bem bom! 
Opções:
Versão doce:
Colocar açucar mascavado a gosto na hora de misturar os ingredientes.
Versão Low Carb:
Para 300g de claras usar apenas 50g de aveia. Desta forma mantemos as quantidades de proteína e gordura e reduzimos para metade os hidratos. Se queremos adoçar nesta versão usamos adoçante.


Quanto aos ingredientes, podem encontra-los a venda nas lojas de dietética ou supermercado, eu comprei em: www.purafibra.net 


No caso da avelã moída comprei no Lidl mas também a podemos fazer em casa colocando o miolo de avelã num processador ou liquidificador.


Bem agora vou tentar comer a outra metade!



Senin, 14 November 2011

Atum Diurético

Como não só de receitas se faz este blog, aqui vai uma das pesquisas alimentares que cá o Master vai fazendo!
É com muito agrado que dou a conhecer, para quem não sabe, que já existe no mercado nacional um atum em lata com um nível baixíssimo de sódio. Eu mesmo fiquei espantado quando vi a reduzida quantidade de sódio que o mesmo contém. 
Os culturistas deste país podem ficar mais tranquilos, porque a partir de agora, além dos ovos e da peitaça de frango já podem também ingerir quantidades industriais de atum sem se preocuparem em ficarem inchados que nem uns texugos. Devemos agradecer isto a nuestros hermanos do atum Calvo! Lançaram em Portugal um atum em lata com menos 80% de sal que as marcas concorrentes (afirmações da marca). Eu sei que são espanhóis e tal, mas parece-me que desta vez eles dizem a verdade!... 



É claro que peguei logo numa lata para experimentar se realmente se sente a diferença no sabor com tamanha diferença na quantidade de sal. Pois meus amigos posso-lhes dizer que se nota! é bem menos salgado do que qualquer atum em lata que já tenha provado e para além disso é de excelente qualidade!
Acreditem, não tenho nem recebo nenhuma comissão ou desconto especial na compra do atum Calvo. (mas se eles quiserem estou cá para isso!)


Comparemos então esta obra-prima dos mares com outros 
da concorrência, nomeadamente o atum do pingo doce que é uma das melhores compras atunzeiras que se pode fazer no que toca à relação qualidade / preço:


                                           Ora aqui está o Calvo:


Como podem observar e constatar na informação nutricional, este atum tem menos de 0,12% de sódio. Isto quer dizer que precisamos de comer 21 latas de atum para ultrapassar as 2 g de sódio diárias, dose máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Por cima desta quantidade podemos sofrer de hipertensão e doenças associadas a mesma, osteoporose, cancro gástrico, etc...


Atum Pingo Doce:




Neste caso encontramos um 0,47% de sódio. Tem 4 vezes mais que o parceiro da Calvo!... Com apenas 5 latas conseguimos atingir as 2 g de sódio diárias! Conheço muito culturista que ultrapassa este número ao dia. 


Considerações finais:
Se bem que é certo que não só de atum se alimenta um culturista ou qualquer atleta que procure alimentos ricos em proteína, também é certo que a redução do sódio na alimentação trás algumas vantagens tanto a nível de saúde como a nível estético. Ingerindo uma quantidade moderada de sódio mantemos um equilíbrio electrólito no corpo. Muito sal na alimentação, sobre tudo o sal refinado, aumenta a nossa ingestão de sódio e faz com que o corpo expulse outros minerais, indispensáveis, como o cálcio, o potássio e o magnésio causando um desequilíbrio hídrico e causando severos problemas de saúde. 


Por tanto, agora já podemos comer atum sem pensar que vamos inchar como balões ou que os nossos abdominais vão ficar afogados em água! O único senão desta maravilha é ser mais caro; Enquanto que uma lata de atum pingo doce custa uns singelos e anti-crise 65 cêntimos o nosso espectacular atum diurético custa a volta de €1,15!... Não tenho a certeza mas acho que os medicamentos para tratar a hipertensão devem sair bem mais caros!!


Boa Faina a todos!...














Minggu, 13 November 2011

Pasta de Amendoim

Sou um fã incondicional da Manteiga de Amendoim, é um alimento bem calórico e bem nutritivo! Proteínas e Gorduras em quantidade industrial e os hidratos, esses malandros, bem la para baixo! como podem verificar:


Valor Nutricional por 100g
 Amendoim s/casca:   Calorias: 571 - Hidratos de Carbono: 10.1g - Proteína: 25g - Gordura 48g - da qual saturada: 8.5g fibras 8.8g.


Não é fácil encontrar no mercado nacional uma pasta de amendoim de qualidade, ou seja, que não contenha sal, açúcar ou gorduras hidrogenadas. Esta é uma forma de a fazer em casa. Se dá algum trabalho? ai isso dá! mas o resultado compensa pois ficamos com uma pasta de amendoim com sabor a amendoim e não uma pasta gordurosa e meia açucarada com "aroma" de amendoim.


Para nós desportistas isto é um super alimento, podemos usa-la para substituir outras gorduras, com a vantagem de ter tanta proteína como um bife! mais a frente neste blog encontraremos ideias para usar esta delicia dos deuses!




Muito bem, aqui estão os meus amendoins depois de torrados! Vamos mas é passar a acção propriamente dita!
Precisamos de: Amendoins crus com pele (eu gosto assim pois os seu conteúdo em fibra é superior). O facto de ser cru dá-nos a possibilidade de torra-lo à nossa maneira. O ideal será torra-lo ligeiramente pois assim fica com um sabor... como dizer... um sabor... menos torrado! estas afirmações de inteligência rara fazem de mim aquilo que sou!


Não sou muito de quantidades, sempre que faço algo faço a olho na maioria das vezes mas vamos tentar quantificar, tanto quanto possível, as coisas. Na remota eventualidade de alguém ler isto e tentar fazer esta manteiga, que pelo menos que fique algo no mínimo ingerível e que ninguém tenha vontade de me fazer uma visita...


ingredientes: 


500g de amendoim cru com pele
2 ou 3 colheres de sopa de óleo de amendoim
Sal marinho qb (eu não coloquei)


Dispor o amendoim num tabuleiro do forno e assar durante 10 a 15 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Retirar a pele a 1/4 dos amendoins e separa-los, quanto mais pele mais amarga fica a pasta de amendoim. (para quem não sabe pasta ou manteiga de amendoim é a mesma coisa). 
Colocar então os amendoins com pele no liquidificador, processador ou na Bimby (se não tiveres nenhum destes aparelhos esquece tudo o que vem a seguir e come os amendoins).
Começar a triturar o amendoim e colocar o óleo para conseguir aquele aspecto pastoso, ir chegando a pasta para o centro do aparelho pois começa a ficar colada ás paredes. Triturar até conseguir uma textura bem macia.
Depois colocamos os amendoins reservados (sem pele) e trituramos mais um pouco, desta forma conseguimos uma pasta crocante pois ficam alguns pedaços de amendoim no meio da pasta. Para quem não gosta assim coloca todos os amendoins e faz tudo de uma vez.


As fotos seguintes ilustram a odisseia:


Separação do amendoim sem pele! Processo chato. Acho que para a próxima compro amendoim cru sem pele.


Processo de trituração do dito cujo! aqui começa a cheirar bem!
Penaut butter home made
Acabamento. Enchi um frasco e sobrou um pouco, esta pasta ficou-me um pouco amarga para a próxima vou torra-la menos e usar um pouco menos de pele. Como gordura talvez use óleo de palma pois lhe vai dar mais cremosidade e menos pastosidade. (digo eu!).


Agora já tenho pasta de amendoim para uma semana pelo menos!!







Vamos la Começar!

Caros leitores, ou devo dizer futuros leitores, pois não acredito que tão cedo venha a ter leitores!
Bem, continuando... Companheiros, sou novo neste mundo da escrita de blogues e não percebo patavina de todas as funcionalidades que estão disponíveis para tornar isto num blogue em condições, mas temos que começar de alguma forma!

Neste espaço vou colocar todos os meus conhecimentos e desconhecimentos culinários ligados sobre tudo ao mundo do desporto. 

Sou um gajo comum que tem alguns gostos incomuns, mas como não creio estar sozinho neste planeta, espero que alguém aproveite algum dia o que vá ler nestas páginas. 

O meu nome é Fernando e neste blogue intitulo-me Master Chef!... Porque raio esse nome? perguntam vocês, pois é simples... este Blogue é meu! e posso chamar-me como bem entender, eu é que mando! 

Trabalho com atletas no meu dia a dia e dou aconselhamentos nutricionais a quem quer e também acabo por dar a quem não os quer... basicamente sou um chato do caraças quando quero que alguém siga um conselho meu. Neste Blogue pretendo ir postando (deve ser a primeira vez que uso esta palavra!) algumas receitas, dicas, conselhos e sei la mais o que, que me pareça importante, ou que apenas me dê na gana colocar! pois eu sou o MASTER CHEF!